Como medir a pressão corretamente em casa: veja o tipo de aparelho recomendado e evite erros comuns
20/09/2025

COMPARTILHE
Nova diretriz reclassifica valores, alerta para riscos de infarto e AVC e recomenda mudanças no estilo de vida ainda na fase inicial. Para medir a pressão em casa, o aparelho precisa ser validado por sociedade médica e estar calibrado, entre outros cuidados.
A nova diretriz divulgada por três sociedades médicas nesta quinta (19), que passa a considerar a pré-hipertensão os valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 deixou muita gente preocupada. O primeiro ponto a esclarecer é que os diagnósticos são feitos com base na medição durante a consulta ou sob supervisão médica, e não a partir das aferições caseiras.
Apesar disso, o acompanhamento da pressão em casa é comum e recomendado em muitos casos. Por isso é importante evitar erros comuns.
O g1 conversou com a diretora Científica do Multiprofissional e Coordenadora da Campanha Menos Pressão da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) Grazia Maria Guerra, e com um dos coordenadores da nova diretriz pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Wilson Nadruz para entender como a pressão pode ser medida em casa e os erros mais comuns.
Para medir a pressão corretamente em casa, é necessário:
- ✅ Usar aparelho validado por sociedade médica de cardiologia ou hipertensão reconhecia. Ex: Sociedades de Cardiologia ou Hipertensão brasileira, europeia ou americana. A validação é como um selo de qualidade e esta informação é descrita no aparelho, mas muitos não a possuem;
- ✅ Dar preferência a aparelhos que fazem a medição pelo braço e não pelo punho. Isso porque a maioria dos aparelhos que medem pelo punho não é validada por sociedades médicas, explica Nadruz. Os de pulso devem ser utilizados em ambientes de academia e serviços de saúde e manuseados pelos profissionais, porque - dependendo da posição - podem levar a erros de leitura e gerar valores não confiáveis, acrescenta a Guerra;
- ✅
VEJA TAMBÉM