Após aula de pilates, paciente é internada; entenda a rabdomiólise, efeito tóxico do exercício intenso

16/02/2026

Fonte: Por Poliana Casemiro, g1

COMPARTILHE

Juliana passou por uma aula de pilates com novos exercícios e teve uma lesão muscular tão severa que desenvolveu rabdomiólise. Os médicos alertam como acontece e quais os sinais para buscar atendimento médico, já que a doença pode ser fatal.

Uma simples aula de pilates deixou a cientista Juliana Pegos internada por cinco dias. Após o treino, ela desenvolveu rabdomiólise — condição provocada pela destruição intensa das fibras musculares, que libera substâncias tóxicas na corrente sanguínea. Depois de cinco dias internada, decidiu usar a própria história para alertar sobre os sinais da doença, que pode ser grave e, em casos extremos, fatal.

Juliana faz atividade física há dez anos e pilates há um ano. Na última semana, passou por uma aula com exercícios novos e, no dia seguinte, começou a sentir um incômodo. Na sequência, os braços ficaram inchados e ela procurou atendimento médico.

No primeiro atendimento, o médico achou que era uma inflamação. Ele me receitou anti-inflamatório, colocou tipóia nos braços e me pediu para buscar um especialista porque achou que era alguma lesão no braço.

— Juliana Pegos, cientista cosmética.

Ela conta que sentia era uma dor insuportável, que a impedia de mexer os braços e dificultava até tarefas básicas. Ela decidiu procurar o especialista no dia seguinte e foi aí que veio o choque: ele disse que poderia ser algo muito mais grave.