Quais as rotinas fitness de Mike Tyson, Malvino Salvador e Matuê em busca do corpo sonhado?
14/05/2024

COMPARTILHE
Estrelas falaram sobre alimentação, treinos e hábitos para chegar ao shape desejado
Em 2006, então recém-aposentado do boxe, o campeão americano Mike Tyson saiu vaiado de uma luta de exibição na qual chamou atenção não só pelo mau desempenho, mas também por cobrir o usual torso nu com uma camiseta, que escondia a silhueta mais avantajada.
Corta para 2020 e 45 quilos depois: aos 54 anos de idade, ele ressurgiu enxuto para enfrentar o também veterano Roy Jones Jr. Os dois empataram, mas Tyson mostrou a que veio e saiu elogiado. A atuação exemplar foi resultado do árduo trabalho com seu estafe, que conta com o treinador brasileiro Rafael Cordeiro, referência entre lutadores de MMA.
“Ele ficou esse tempo todo sem colocar as luvas, mas logo no primeiro treino voltou a ser o que sempre foi. E não parou desde então”, conta Cordeiro, atualmente dedicado à preparação do astro para um confronto com o youtuber Jake Paul, 31 anos mais jovem, em julho.
O ex-atleta cumpre um intenso programa, que inclui corrida logo ao acordar e três treinos diários, com condicionamento, manopla (sequência de golpes) e sparring (simulação de luta). A virada de Tyson é um exemplo de que acompanhamento especializado e constância trazem efeitos para qualquer idade, respeitando as especificidades e objetivos de cada um.
Sergio Marone, Gabriel Santana e Matuê
Enquanto o quarentão Sergio Marone evita doces para manter a forma, o ator Gabriel Santana, 24, não economiza nos carboidratos para adquirir massa corporal e abandonar o shape mirrado. Astro do rap nacional, Matuê equilibra escolhas saudáveis com a rotina de viagens e shows.
“As recomendações são diferentes para cada faixa etária. Um homem de 40 anos tem composição corporal distinta da de um de 20”, aponta o médico do esporte Guilherme Renke. Assim, o combo de hipertrofia, aeróbico e alimentação balanceada, sempre sob a supervisão de um profissional, costuma ser ideal para alcançar o corpo almejado, como mostram os casos a seguir.
Quase cinquentão
Malvino Salvador celebrou seus 48 anos em janeiro com uma postagem reflexiva; ela causou alvoroço pela foto que exibia músculos definidos. Um corpo construído ao longo de uma vida de movimento. “Sempre pratiquei esportes, desde os 6 anos. Tento comer direito, malhar e dormir bem. O reflexo é que me sinto disposto todos os dias”, diz.
O ator se exercita seis dias por sema - na: três vezes no jiu-jítsu (conquistará a faixa preta neste ano) e três vezes no boxe, com duração média de duas horas. Por duas vezes, pratica 45 minutos de musculação após o boxe, esporte que descobriu ao interpretar o lutador Régis na novela Sete Pecados (2007), da Globo. “Trata-se de uma modalidade com alto nível de concentração e gasto calórico. O Malvino tem uma facilidade grande de ganhar massa muscular, então nunca priorizamos treinos de força, até porque não é o seu foco ficar muito grande fisicamente; isso pode afetar a imagem na tela”, explica o personal do galã, Lincoln Cavalcante.
Em um dia comum, o ator aposta em salada de frutas, três ovos fritos, suco de tangerina e expresso no café da manhã. No almoço, combina salada, proteínas e um pouco de carboidrato. Faz um lanche leve à tarde, antes do treino, que costuma ocorrer entre 18 e 21 horas. O jantar é similar ao almoço. Em alguns dias da semana, visita restaurantes com a esposa, Kyra Gracie (cinco vezes campeã mundial de jiu-jítsu). “Não faço restrições nesses momentos, mas o vinho é meu ponto fraco”, conta.
Em busca de mais músculos
Quando participou da edição 2023 do Big Brother Brasil, Gabriel Santana pesava 65 quilos. Hoje, exibe 72. O ganho está associado ao aumento da massa muscular, resultado de duas resoluções do ator de 24 anos: cultivar uma vida fitness e moldar o corpo para ganhar uma aparência mais madura, com o objetivo de conquistar papéis mais complexos.
Para tanto, Gabriel tem investido na musculação cinco dias por semana, descansando às quartas e aos sábados. “O objetivo é a hipertrofia muscular, com um físico mais atlético, mas nada exagerado”, explica o personal Lucas Piero. Os grupos musculares priorizados: peito e pernas. Para a meta traçada, as séries vão de seis a doze repetições, com mais carga e mais descanso, com dois minutos de pausa. Os treinos começam às 8 da manhã e duram em média duas horas.
Com foco na hipertrofia e sem necessidade de baixar o porcentual de gordura, os exercícios cardiorrespiratórios (corrida, por exemplo) correspondem a apenas 20% da planilha. “Comprovei o que sabia na teoria: o nível de estresse diminui, fico bem disposto e estou mais feliz”, comemora o ator.
A alimentação é rica em carboidratos, por causa dos treinos pesados. No café da manhã, escolhe dois pães franceses com ovos e frios, um suco natural e suplemento pré-treino com creatina. No almoço, 500 gramas de carboidrato (arroz ou macarrão) e cerca de 300 gramas de proteína.
No fim da tarde, mistura whey e leite e inclui banana ou doce de leite para dar sabor e acrescentar calorias. No jantar, novamente os dois pães, recheados com frios ou com hambúrguer caseiro. “Ainda não consegui fazer seis refeições por dia, mas chego lá”, avisa.
Musculação sem rotina
Aos 43 anos, Sergio Marone considera realizar um bom trabalho de manutenção dos hábitos que conquistou desde a superação da obesidade, na adolescência. “Nunca pensei em forma física ideal, mas apenas no que é suficiente para me sentir bem. Depois dos 40, fica mais difícil manter os resultados, mas gosto de me desafiar. Estou satisfeito”, comemora o ator, que atribui a constância ao acompanhamento do personal Sandro Gouveia.
“Ele treina comigo há cinco anos. Hoje, o nível de gordura está bem abaixo do que quando começamos. Variamos os treinos em relação a repetições, volume e intensidade”, explica Gouveia. São cinco treinos por semana, e em três deles há complemento aeróbico — uma caminhada intensa na esteira, com elevação, de até 45 minutos, ou intercalação das séries de peso com tiros de corrida.
Quando viaja, Marone nem sempre recorre a academias; gosta de buscar alternativas. Em uma recente ida à Bolonha, na Itália, encontrou uma piscina pública e nadou diariamente enquanto esteve lá. Em suas visitas frequentes à Bahia, as braçadas são no mar.
O ator começa o dia ingerindo três ovos com uma ou duas fatias de pão artesanal, além de iogurte natural com granola e uma fruta (banana, manga ou mamão). No almoço e no jantar, 60% do prato se compõe de carboidrato, complementado por proteínas, que alterna entre as de origem animal e vegetal.
Nos intervalos entre as refeições, toma um shake para suplementar a proteína e, assim, consumir a quantidade necessária para manter sua estrutura muscular. “E evito ao máximo comer doces durante a semana”, complementa.
VEJA TAMBÉM