Ingrid Guimarães revela que demitiu equipe de filme após episódio de misoginia: 'Se você tem medo... ferrou'

10/10/2025

Fonte: revistamarieclaire.globo.com Por redação Marie Claire — de São Paulo (SP)

COMPARTILHE

Atriz disse que aprendeu a perceber o comportamento misógino dos homens no set e que não tolera mais ser vítima de preconceito de gênero

A atriz Ingrid Guimarães fez um desabafo ao relatar episódios de preconceito que já sofreu no set de seus filmes. Mesmo acumulando grandes sucessos de bilheteria, ela diz que ainda sofre episódios de machismo e misoginia -- o ódio às mulheres.

"A minha vida é enfrentar macho no cinema brasileiro. É [um meio] muito machista. Muito", disse ela ao podcast Pé No Sofá.

A atriz disse que inclusive viveu uma situação recente. "Eu vivi uma situação de misoginia no set, mesmo com mulheres no comando. Hoje! E eu demoro para perceber", declarou ela.

Ela afirmou que tem escolhido por fazer filmes com mulheres. "Tenho optado, preferido, inclusive com assistente de direção que são mulheres. Eu não vou entrar em detalhes, mas vivi um episódio recente que [veio de] homens que não gostavam do gênero, de comédia. Tem gente que está ali na equipe, porque está trabalhando. A pessoa não gosta, tem preconceito. É uma coisa que me chateia profundamente".

Ela disse que muitos profissionais do audiovisual se incomodam com a presença de mulheres em posições de comando. "Eu sou produtora dos meus filmes. Tem uma coisa que é você ter poder. Você percebe uma coisa meio debochada, eu vi isso acontecendo com diretoras mulheres. Eu vi todas elas sofrendo algum tipo de misoginia. Todas. Sem exceção. A gente demora para perceber que esse nome existe", afirmou.

Ingrid Guimarães afirmou que hoje não tolera mais episódios do topo. "Eu entro de sola. Eu falo mesmo. A misoginia está no dia a dia (...) quando tem uma diretora, mulher, a gente junta. No último, a gente demitiu todo mundo. Vamos demitir todo mundo. Você não pode. Se você deixa passar, você ficar com medo, ferrou, porque a pessoa repete."

A atriz não citou qual foi a produção na qual a situação ocorreu.