Dia do Amigo: 20 famosos que são amigos há mais de 20 anos

22/07/2024

Fonte: revistaquem.globo.com Por Beatriz Bourroul

COMPARTILHE

Conheça histórias de amizade entre famosos que convivem há mais de duas décadas e mantém laços fortes de cumplicidade

Celebrado no dia 20 de julho, o Dia do Amigo é uma data em que manifestações de afeto costumam tomar conta das redes sociais. Amizades que começaram longe dos holofotes, assim como laços iniciados no ambiente profissional fazem parte da vida dos famosos. Quem reuniu histórias de cumplicidade entre artistas nacionais.

Dez duplas inseparáveis contam como se aproximaram e como mantém os vínculos de amizade.

Angélica e Juliana Silveira

Angélica, 50 anos, e Juliana Silveira, 44, se conhecem desde o início da década de 1990. A proximidade profissional -- Juliana integrou o time de angelicats entre 1993 e 1998 -- era marcada por forte afinidade e as duas mantiveram laços próximos mesmo depois que a assistente de palco deixou o posto para trilhar a carreira de atriz.

Em 2005, quando se tornou protagonista da novela infantil Floribella, na Band, Juliana encantou uma geração de crianças e voltou fez shows pelo país. "Quando subia ao palco com os shows de Floribella, eu voltava no tempo e lembrava das apresentações acompanhando a Angélica. Embora a gente tenha deixado a rotina de trabalho juntas, o carinho sempre continuou", contou a atriz.

 

Bruna Marquezine e Sasha Meneghel

Bruna Marquezine, 28 anos, e Sasha Meneghel, 25, são amigas desde a infância e a aproximação entre elas teve um "empurrãozinho" de Xuxa. Aos 6 anos, a menina participou de uma atração da apresentadora. "Lembro que a Xuxa falou: 'Você tem que ser amiga da minha filha'. Como ela tratava criança de igual para igual, a Xuxa era a minha amiga", contou.

A apresentadora, então, pediu para que Dona Neide, mãe de Bruna, autorizasse a filha a brincar com Sasha. Desde então, elas estreitaram os laços de amizade. A atriz fez questão de estar presente no lançamento da grife autoral de Sasha.

 

Lázaro Ramos e Wagner Moura

Lázaro Ramos e Wagner Moura são grandes amigos muito antes se tornarem nacionalmente famosos. Nascidos na Bahia, eles se conheceram quando moravam em Salvador e foram juntos para o Rio de Janeiro, onde encenaram o espetáculo A Máquina (2000). No filme Cidade Baixa (2005) interpretaram amigos de infância.

“Fui ver uma peça do Bando de Teatro Olodum quando eu tinha 17, 18 anos; ele [Lázaro] tinha 16. Na peça, ele não falava, era tipo um figurante. Eu lembro que ele dançava e eu não conseguia parar de olhar para ele. Quando acabou a peça, eu sai andando pelo teatro, fui caminhando até o camarim, para procurar esse cara”, conta Wagner, dizendo estar decidido a estabelecer uma amizade. “Olhei para ele e disse: 'Eu quero ser seu amigo'. E ele me disse: 'Então vamos ser amigos'."

Em entrevista ao podcast PodPah, Lázaro deu sua versão: "Ele era um cara esquisitíssimo. O apelido dele era OVNI. Ele andava com um cabelão na frente da cabeça, cobrindo o rosto, roupa preta. Eu tinha um pouco de medo dele (risos). Estreei o espetáculo e ele foi assistir. Ele foi no camarim e falou: 'Você é muito bom ator, quero ser seu amigo'", contou Lázaro.

 

Xuxa e Ivete Sangalo

Xuxa, 61 anos, e Ivete Sangalo, 52, se conheceram em 1996, em uma viagem a Fortaleza (CE), quando a cantora ainda era vocalista da Banda Eva. Desde então se tornaram próximas e a cantora foi uma das artistas que participou do rodízio de apresentadores do Planeta Xuxa durante a licença-maternidade da titular, em 1998, após o nascimento de Sasha.

As duas tiveram um desentendimento em 2018, quando Xuxa compartilhou na web uma foto das gêmeas de Ivete Sangalo -- registro que a cantora havia publicado apenas em grupo de conversas privadas. "Como toda amizade, teve um ponto em que ela discutiu comigo e depois a gente ficou um tempo sem se falar. Depois, voltou. Nosso carinho é enorme. Tenho admiração pelo trabalho dela. Ivete é verdadeira e é admirável -- como pessoa e como artista", afirma Xuxa.

Fernanda Souza e Aretha Oliveira

A apresentadora Fernanda Souza, 40 anos, e a influenciadora Aretha Oliveira, 39, se conhecem desde os tempos em que trabalhavam com publicidade infantil, convivendo nos testes para comerciais. A amizade cresceu em 1997, quando foram morar em Buenos Aires, na Argentina, para gravar Chiquititas.

A cumplicidade das personagens Mili e Pata também se refletia na vida real. Quando Fernanda foi gravar sua primeira cena de beijo com o ator Paulo Nigro, Aretha fez questão de proteger a amiga, afastando curiosos do estúdio. Quando Fernanda tomou a decisão de deixar a novela, Aretha foi a primeira pessoa do elenco para quem contou que sairia da trama.

"Chiquititas foi em 1997, mas a gente se conhece desde o comecinho dos anos 90. São mais de 30 anos de amizade e ela é um pedaço de mim", diz Fernanda. "Temos muitas histórias juntas e adoramos fazer nossas viagens de amigas. Já voltamos a visitar Buenos Aires, onde moramos, passamos dias no Rio, é sempre muito bom estar com a Fê", conta Aretha.

 

Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho

Bruno Mazzeo, 47 anos, e Lúcio Mauro Filho, 50, se conhecem desde meninos. Os pais deles, os comediantes Chico Anysio e Lúcio Mauro, trabalhavam juntos, fazendo com que eles convivessem desde crianças. A carreira artística também é um aspecto em comum para os atores que, neste ano, estrearam a comédia Gostava mais dos pais.

"Lucinho é meu amigo, meu parceiro, meu irmão, meu confidente, meu porto seguro. É um prazer viver a vida a seu lado, sem jamais soltar a mão um do outro", diz Mazzeo.

 

Débora Falabella e Yara de Novaes

As atrizes mineiras Débora Falabella, 45 anos, e Yara de Novaes, 57, se conheceram fazendo teatro na cidade de Belo Horizonte. Como Vandinha e Mortícia Addams, no espetáculo The Addams, dirigido por Carlos Gradim, as duas tiveram a chance de interpretar mãe e filha em 1996. "Eu tinha uns 16 anos quando fizemos essa peça e ficava admirada com a intuitividade e capacidade de concentração da Yara", diz Débora, que anos mais tarde contracenou com a amiga em Chiquititas, entre 1999 e 2000.

Elas fundaram o Grupo 3 de Teatro em 2005 e, desde então, não deixaram de trabalhar juntas. Como diretora, Yara dirigiu a amiga, a quem chama carinhosamente de Debinha, nos espetáculos Noites BrancasA Serpente, O Continente Negro, além do atual solo Prima Facie. As duas também dividiram o palco no elogiado espetáculo Contrações. "Além de amiga e parceria, a Yara é minha grande mestra", diz Débora.

Gloria Pires e Narjara Turetta

Gloria Pires e Narjara Turetta se conhecem há mais de quatro décadas e construíram uma amizade de grande cumplicidade. "Conheci a Glorinha no Prêmio MPB Globo em 1980, mas não temos fotos deste encontro. Naquela época, a gente não tirava foto com a facilidade de hoje. Nossa amizade começou ali. Acho que meu registro mais antigo com ela foi em um baile de Carnaval, também no início da década de 1980. Temos muitos momentos na memória", diz Narjara, que planeja realizar um trabalho em parceria com a amiga.

As duas, que já trabalharam juntas em novelas como O Direito de Amar (1987) e O Outro Lado do Paraíso (2017), agora planejam um espetáculo teatral. "Farei um monólogo sobre a minha vida e a Gloria Pires vai dirigir. Ela é minha amiga e fica no meu pé com questões de saúde. Depois que perdi minha mãe, ela me estimula muito e me incentiva a cuidar do corpo."

 

Camila Pitanga e Micaela Góes

Camila Pitanga e Micaela Góes se conheceram trabalhando com interpretação, mas Camila enxergou um talento escondido da amiga e a incentivou na carreira de personal organizer. Apresentadora do Santa Ajuda, no GNT, entre 2011 e 2021, do Desapegue se for capaz, no mesmo canal, desde 2022, Micaela conta

"A Camila Pitanga me pediu ajuda para organizar a casa dela. Organizei a casa inteira: armários, espaços. No final, ela falou: 'Você tem que fazer isso na vida'. Se tornou um talento", diz Micaela. Além de amigas, as duas são comadres -- Micaela é madrinha da Antonia, filha de Camila. "E sou fada-madrinha da Lara e da Juju. Nos conhecemos do fundinho do olho. Nossas recordações vão de dias na praia até os tempos de preparação para o vestibular. Temos uma amizade leal", afirma Camila.

 

Eriberto Leão e Rodrigo Santoro

Eriberto Leão, 52 anos, e Rodrigo Santoro, 48, começaram a carreira praticamente juntos e trabalharam na novela O Amor Está no Ar (1997). Os dois gostam de curtir passeios juntos, desde uma viagem a Fernando de Noronha, como uma ida ao cinema.

"Nossas viagens sempre rendem boas histórias. Teve uma vez que fomos para a Califórnia e fomos fazer um passeio com as motos que alugamos. Acabamos nos perdendo, fomos parar em um acampamento de imigrantes. Na época, os aparelhos de telefone não tinham GPS, ficamos perdidos literalmente. Hoje, dá para achar graça, mas no dia foi desesperador -- ficamos perdidos por umas oito horas", lembra Eriberto.