Deborah Secco conta como ser mãe a ensinou a priorizar 'o que de fato vale a pena na vida'

22/01/2026

Fonte: revistaquem.globo.com Por Carla Neves

COMPARTILHE

Atriz, de 46 anos, é mãe de Maria Flor, de dez, do relacionamento com o ex, Hugo Moura, de 35

Deborah Secco atribui à maternidade sua atual capacidade de dizer não. Desde que se tornou mãe de Maria Flor, há dez anos, da relação com o ex, Hugo Moura, de 35, a atriz, hoje com 46, se permite errar, descansar e fazer só o que realmente tem vontade. "Acho que a maternidade me fez ser mais corajosa para ser quem sou, verdadeiramente feliz, para me testar em diversos lugares, de diversas formas, com muitas personalidades, e poder mudar de ideia também. Me trouxe mais maturidade", conta.

Apaixonada pelo ofício de atriz, Deborah reconhece que aprendeu a desacelerar para aproveitar a filha. "Entendi muito mais sobre a importância dos tempos de descanso, de escolher pela minha família, de fazer escolhas priorizando o que, de fato, vale a pena na vida", afirma.

Até mesmo em relação à pressão estética, tão presente na mídia e nas redes sociais, a atriz diz que está em um processo de libertação. "Eu acho que estou me libertando dela. Escolho ser alguém que gosto de ver no espelho com todas as limitações que a idade traz, entendendo que estar viva é uma dádiva", avalia.

Questionada sobre a narrativa que deseja fortalecer a partir de agora, Deborah é direta: "A gente tem direito de ser quem a gente quer ser. Cada mulher tem direito de mudar de ideia, de se reinventar, de querer ser diferente do que a gente escolhia ser ontem", opina.

Para mulheres que atravessam processos de mudança e tentam se reconhecer no espelho e na própria história, o conselho da atriz é carregado de afeto: "Que ela se escute, se respeite, viva sobre o olhar dela própria e não sobre a expectativa que as pessoas colocam na gente."