Anitta é indicada pela primeira vez ao Grammy como Artista Revelação

16/11/2022

Fonte: revistamarieclaire.globo.com

COMPARTILHE

Cantora é a 15ª brasileira e a 4ª mulher brasileira a ser noemada ao prêmio. Lista de indicados foi divulgada nesta terça-feira (15)

A cantora brasileira Anitta foi indicada ao seu primeiro Grammy e fez história na premiação ao ser a 4ª mulher brasileira a receber uma nomeação. Ela foi indicada na categoria Brand New Artist (Artista Revelação). A notícia foi divulgada nesta terça-feira (15) em transmissão ao vivo realizada pelo Grammy. O gramofone será entregue na 65ª edição do Grammy Awards em 2023. O evento acontece em 5 de fevereiro do ano que vem, em Los Angeles.

Com isso, Anitta deu mais um passo avançando na carreira internacional. A indicação era esperada, já que Anitta foi incluída nas listas de projeção de diversos veículos especializados no Brasil e no mundo, como a Variety e a Billboard.

Na mesma categoria, também foram indicados Måneskin, Omar Apollo, DOMi & JD BECK, Muni Long, Samara Joy, Latto, Wet Leg, Molly Tuttle e Tobe Nwigwe. Em outras categorias, foram indicados nomes como Adele, Beyoncé, Taylor Swift, Harry Styles, Lizzo, Rosalía, Doja Cat, Kendrick Lamar e Coldplay.

Ao longo da carreira, Anitta também foi indicada oito vezes ao Grammy Latino. Neste ano, ela concorre nas categorias de Gravação do Ano e Melhor Performance de Reggaeton. A premiação acontece na próxima quinta-feira (17), em Las Vegas.

Agora, Anitta se junta a nomes como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e João Gilberto no rol de artistas brasileiros indicados na premiação. Ao longo da história do Grammy, 14 brasileiros receberam nomeações, mas apenas quatro delas são mulheres, contando com Anitta.

Com isso, a cantora é a quarta mulher brasileira a ser indicada na premiação ao lado de Astrud Gilberto, que venceu na categoria de Gravação do Ano com 'The Girl From Ipanema' em 1965; Eliane Elias, pianista, cantora e compositora vencedora na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino em 2016 e 2017; e Thalma de Freitas, indicada a Melhor Álbum de Jazz Latino em 2020.

Anitta agradeceu indicação ao Grammy

Pouco depois do fim da transmissão do Grammy, Anitta foi ao Instagram e fez um post em inglês em que agradece a indicação.

"Uau! Uau, uau, uau... Nunca na vida eu imaginaria esse momento chegando. Eu sou do Brasil, gente. Quer dizer... Uau! Sem palavras. Obrigada, obrigada, obrigada... Para sempre grata. Perdendo ou ganhando esse é uma grande conquista que eu nunca imaginaria ter. Muito amor para todos os indicados que estão fazendo história", escreveu a cantora.