Laila Zaid: "Todo meu estilo de vida é pensando no meio ambiente"

15/06/2021

QUEM NEWS

COMPARTILHE

Atriz planta o próprio alimento, pratica slow fashion e compostagem e evita consumir produtos de origem animal ou que foram testados em animais

Laila Zaid leva muito a sério a preservação do meio ambiente. A atriz - que coleciona atuações em Malhação, Amor Eterno Amor e Orgulho e Paixão - vive com o marido, o economista e investidor Marco Kertzman, e os filhos, Clara, de 4 anos, e Tom, de 2, na Região Serrana do Rio, onde coloca em prática seu estilo de vida sustentável.

"Sou militante da causa! (risos) Cuido dos meus resíduos, reciclo, composto, uso energia solar na minha casa, fico atenta ao desperdício de água, uso produtos de limpeza biodegradáveis e saco de papel nas lixeiras dos banheiros. Consumo com muita consciência. Virei uma chave e agora todo meu estilo de vida é pensando no meio ambiente", afirma ela, que recentemente lançou o livro Manual para super-heróis, pela Ed. Melhoramentos, com dicas práticas de sustentabilidade para crianças.

"A ideia surgiu durante os encontros que faço com crianças e jovens da rede municipal. É um projeto que desenvolvo entre um trabalho e outro como atriz. Uso as ferramentas que aprendi no teatro para falar de meio ambiente, arte, cidadania, diversidade. E percebi que a sustentabilidade era território desconhecido e que muito poderia ser feito. Comecei a pensar na melhor forma de engajar e transformar através da criança e a ideia veio: fazer um manual divertido, interativo, em que a criança assume o controle da transformação", explica.

Laila espalhou dicas pela publicação ao longo de 12 missões propostas. "É uma jornada que vai desde a economia de recursos naturais ao descarte correto dos nossos resíduos. Mas também passa pela alimentação, pelo plantio, pela meditação... E tudo com muita leveza. Cada criança escolhe como vai querer lidar com as propostas, em que ordem e em que tempo", conta.

A atriz ainda fez um pedido especial à Ed. Melhoramentos. "Quando soube que o livro viria embrulhado em plástico, fiquei muito frustrada. Como pode um livro que luta contra o plástico vir com ele como embrulho? Escrevi uma carta formal para o pessoal da Melhoramentos, explicando que não podemos apenas vender uma ideia, mas temos que ser de fato uma transformação. E eles foram maravilhosos! Não só conseguiram evitar o plástico dos meus livros, como farão isso com todos os próximos livros lançados pela editora. Infelizmente, isso ainda não se aplica aos livros vendidos on-line porque é uma exigência do e-commerce, mas já, já entro nessa batalha também", empolga-se.

Laila Zaid (Foto: Hilnando Mendes/Divulgação)

LIFESTYLE SUSTENTÁVEL

Há cinco anos, a atriz planta o próprio alimento. "Cultivamos uma agrofloresta no terreno da família. Comemos o que colhemos, sem agrotóxicos", conta ela, que também é adepta da slow fashion, que prega o consumo consciente e marcas com processos produtivos que respeitam o meio ambiente. "Como nunca fui muito ligada à moda, não tenho o hábito de comprar roupas. Faço muito troca-troca com as amigas, compro em brechós e, atualmente, quando quero uma peça específica, opto por materiais naturais, como algodão. E que venha de uma produção justa", explica.

No dia a dia, Laila opta pela bicicleta para fazer o que precisa. "Sou apaixonada. Faço tudo de bicicleta. Mas como estou morando na serra agora, estou morrendo de saudades da minha magrela", diz ela, que também respeita o meio ambiente na hora de se alimentar: "Não como carne vermelha, nem carne de aves, mas, às vezes, como peixe, ovo e mel. Evito a todo custo comprar produtos de origem animal ou que foram testados em animais."

A atriz também é adepta da compostagem doméstica, que reduz o lixo orgânico e a emissão de gases do efeito estufa. "No Rio, contratei uma empresa que recolhe o meu lixo orgânico para a compostagem toda semana e me devolve em adubo (ciclo orgânico). Aqui no mato, onde tenho morado nesse último ano, compostamos direto na terra e amamos", afirma.

Outra preocupação de Laila é consumir os produtos naturais, especialmente os de beleza e higiene. "Quando vejo a quantidade de química nos cosméticos que a indústria convencional vende, fico chocada. São produtos que fazem mal à nossa saúde. Ainda estou em transição e uso algumas coisas de vez em quando, como um condicionador, mas cada vez menos. Existem produtos naturais que atendem nossas demandas maravilhosamente bem", elogia.

Mãe de dois bebês, a atriz ama fazer arte com os filhos usando seus resíduos. "Eu reaproveito potes e garrafas, olho para o meu lixo sempre pensando no melhor que posso tirar dele. E o que não reutilizo, separo na lixeira dos recicláveis. Tenho sorte que na minha rua, no Rio, tem coleta seletiva e facilita muito. Aqui na serra, separo meu lixo reciclável e levo para o Rio sempre que desço", conta.

Laila Zaid com o marido, os filhos e os cachorros (Foto: Arquivo pessoal)