O que é acupuntura e quais seus benefícios para a saúde

12/02/2020

A acupuntura é uma técnica oriental

COMPARTILHE

A acupuntura é uma técnica oriental que a cada dia ganha mais adeptos e vem se tornando mais popular. Mesmo assim, ainda há várias dúvidas em relação à ela. Hoje, vamos conhecer mais sobre o que é a acupuntura e seus benefícios para a saúde.

O que significa acupuntura?

A acupuntura vem do latim, acus significa agulha e punctura colocação. É uma arte de cura originada na China antiga, datada com mais de 2500 anos.

A teoria médica da acupuntura se centra no conceito de energia Qi. Sabe-se que Qi flui através das vias de energia do corpo, conhecidas como meridianos. Os meridianos combinam certos órgãos ou grupos de órgãos. Ao contrário da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa sustenta que a doença é causada por um desequilíbrio do fluxo dessa energia através dos meridianos.

Na tentativa de desbloquear ou de redirecionar de outra forma o fluxo de energia, os acupunturistas inserem superficialmente agulhas muito finas em pontos específicos no tecido da pele. Esses pontos são chamados de pontos de acupuntura. Existem diferentes maneiras de contar esses pontos, mas a maioria dos sistemas cataloga cerca de 350-400 deles. A acupuntura médica é frequentemente usada para alívio da dor, entre outros tratamentos.

Acupuntura para que serve?

Como o objetivo da acupuntura é promover e restaurar o equilíbrio de energia, que flui por todo o corpo, os benefícios da acupuntura podem se estender a uma grande variedade de condições, de distúrbios emocionais (ansiedade, depressão) a queixas digestivas (náuseas, vômitos, síndrome do intestino irritável), entre outras.

Houve muitos estudos sobre sua potencial utilidade. No entanto, muitos desses estudos fornecem resultados equívocos por causa de como foram projetados, número de amostras e outros fatores. A questão é ainda mais complicada por dificuldades inerentes ao uso de controles apropriados, como grupos de placebo e acupuntura simulada.

No entanto, surgiram resultados promissores, como por exemplo, a eficácia da acupuntura em tratar náuseas e vômitos pós-operatórios e quimioterápicos em adultos e na dor dental pós-operatória. Existem outras situações, como vícios, reabilitação de AVC, dor de cabeça, cólicas menstruais, cotovelo de tenista (tendinite no cotovelo), fibromialgia, dor miofascial (dor músculo-esquelética), osteoartrite, dor lombar, síndrome do túnel do carpo e asma onde a acupuntura pode ser útil como um tratamento adjunto ou uma alternativa aceitável ou ser incluída em um programa de gerenciamento abrangente.

A introdução da acupuntura na escolha das modalidades de tratamento que estão prontamente disponíveis para o público está em seus estágios iniciais. Embora seja necessário realizar muitos estudos, o surgimento de mecanismos plausíveis para os efeitos terapêuticos da acupuntura é encorajador.

Como a acupuntura funciona?

Muitos estudos em animais e humanos demonstraram que a acupuntura pode causar múltiplas respostas biológicas. Essas respostas podem ocorrer localmente, ou seja, no próprio local ou perto do local de aplicação, à distância. Isso é feito, principalmente por neurônios sensoriais de muitas estruturas dentro do sistema nervoso central. Isso pode levar à ativação de caminhos que afetam vários sistemas fisiológicos no cérebro.

Um foco de atenção tem sido o papel dos opioides endógenos (proteínas que ajudam combater dores) na analgesia de acupuntura. Evidências consideráveis ​​suportam a afirmação de que os opioides são liberados durante a acupuntura. Os efeitos analgésicos da acupuntura podem ser explicados por suas ações.

Também foram documentadas alteração na secreção de neurotransmissores, hormônios e mudanças na regulação do fluxo sanguíneo, tanto central como perifericamente. Há também evidências de que há alterações nas funções imunes produzidas pela acupuntura.

Apesar dos esforços consideráveis ​​para compreender a anatomia e a fisiologia dos “pontos de acupuntura“, a definição e caracterização desses pontos permanece controversa. Ainda mais difícil é a base científica de alguns dos principais conceitos médicos orientais tradicionais.

Deve-se notar também que, para qualquer intervenção terapêutica, incluindo a acupuntura, pode haver interferências. Muitos fatores podem determinar profundamente o resultado terapêutico, incluindo a qualidade da relação entre o clínico e o paciente, o grau de confiança, as expectativas do paciente, a compatibilidade dos antecedentes e os sistemas de crenças do clínico e do paciente, bem com uma ampla gama de fatores que juntos definem o meio terapêutico.

Embora muito permaneça desconhecido quanto aos mecanismos que possam mediar o efeito terapêutico da acupuntura, é encorajador que uma série de mudanças biológicas relacionadas à essa prática possam ser identificadas e cuidadosamente estudadas.

Pesquisas adicionais nessa direção não só são importantes para elucidar os fenômenos associados à acupuntura, mas também têm o potencial de explorar novos caminhos na fisiologia humana que não foram previamente examinados de forma sistemática.

Benefícios da acupuntura

Existem muitos benefícios relacionados à acupuntura. Alguns têm alguma base científica, enquanto outros ainda não. Os principais benefícios relacionados a essa prática são para tratar:

Dor na região lombar

Uma das fontes mais comuns de dor crônica é sentida na região lombar. Para muitos, o tratamento para dor lombar requer fisioterapia, remédios ou, no pior dos casos, cirurgia.

Dores de cabeça de tensão e enxaqueca

As dores de cabeça são uma frustração frequente para muitas pessoas. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode proporcionar alívio efetivo e temporário para dores de cabeça de tensão crônica. Quando se trata de dores de cabeça de enxaqueca, os pesquisadores concluíram que esse tratamento com agulhas pode ser eficaz no tratamento dessa condição, mesmo que não sejam colocados nos pontos de acupuntura apropriados, e também mostram um efeito possivelmente mais forte do que a terapia de drogas convencional e ainda com menos efeitos colaterais.

Fibromialgia

A fibromialgia é um tipo comum de dor crônica que causa dor e sensibilidade em todo o corpo. Ocorre cerca de quatro vezes mais vezes em mulheres do que em homens.

Uma análise recente de estudos, determinou que a evidência da eficácia da acupuntura é de baixa à moderada ao tratar a dor e a rigidez da fibromialgia. Concluiu-se também que a prática é segura e que estudos são justificados com base nas evidências disponíveis.

Síndrome do túnel do carpo

Quando os pacientes sofrem de síndrome do túnel do carpo, eles geralmente experimentam dor e inchaço no dedo indicador e dedo médio. A condição também torna o polegar mais fraco. Essa condição afeta um nervo comprimido do pulso.

A ciência permanece inconclusiva sobre os benefícios da acupuntura para esse problema. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, essa prática beneficia algumas pessoas, mas a eficácia exata não é cientificamente comprovada.

Alívio do desconforto dental

Estudos sugeriram que o tratamento de acupuntura pode aliviar a dor deixada pela cirurgia dentária, mas ainda não se sabe como age.

Dor em outros lugares

O tratamento de acupuntura tem sido utilizado em uma variedade de tipos de dor, como as de cólicas menstruais, dor no pescoço e desconforto muscular. A eficácia desses tratamentos está ainda em estudos, com alguns sugerindo melhora dos sintomas e outros que mostram pouca ou nenhuma melhoria. Pesquisas futuras devem ser realizadas na tentativa de verificar se essa terapia tem ou não um efeito útil para aliviar essas diversas doenças.

Muitas vezes, o trabalho de acupuntura é acompanhado por outras formas de terapia, na tentativa de aliviar uma grande variedade de doenças. Quando uma terapia alternativa, ela é usada ao lado de tratamentos médicos modernos para aliviar os sintomas, o que é dito ser uma forma de medicina complementar.

Alguns estudos sugerem que a acupuntura ajuda os pacientes a se curarem utilizando menos drogas. Outros acham que parece melhorar os resultados médicos quando usada ao lado dos medicamentos padrão.

Acupuntura para emagrecer

A perda de peso é uma questão complicada. Não só é fisicamente difícil, como também emocionalmente. E a tendência da vez para alcançar esse objetivo é a acupuntura. Esta técnica complementar tem vindo a ganhar popularidade recentemente, com pessoas dizendo que isso as ajudou a perder peso de forma rápida e fácil.

A teoria é que a acupuntura seria capaz de reduzir o apetite e estimular o metabolismo de um pessoa. As agulhas são inseridas no lóbulo da orelha, onde há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer.

No entanto, um artigo publicado em Eating and Weight Disorders mostrou que a acupuntura foi mais útil no tratamento da saúde mental dos pacientes (o que levou à perda de peso) do que em estimular a perda de peso por si só. Em outras palavras: acreditar que você está recebendo ajuda pode ser mais importante para a perda de peso do que o próprio tratamento propriamente dito.

Mas há ainda o fator influenciador da acupuntura para tratar a ansiedade e melhorar o sono, o que poderia ajudar no processo de emagrecimento.

Acupuntura para ansiedade

Existem muitos tipos de tratamentos alternativos de ansiedade. Um dos tratamentos alternativos mais populares e conhecidos é a acupuntura. As pessoas usam a acupuntura para tratamento e prevenção de ansiedade, e muitos acreditam que é uma das formas mais eficazes de curar sua ansiedade para sempre.

Dependendo de onde as agulhas se encaminham, a acupuntura pode fazer com que o sistema nervoso produza substâncias químicas analgésicas, estimule a capacidade natural do corpo de curar-se ou estimule a parte do cérebro que controle as emoções, incluindo a ansiedade. Todos esses resultados, podem ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas e a tratar uma variedade de doenças.

Muitas vezes, as pessoas tratadas com acupuntura vêem os resultados após uma sessão, e os resultados melhoram com o tratamento continuado. Além disso, esse tratamento evita o uso de medicamentos que possam causar efeitos colaterais.